Fórmula E: Norman Nato promissor com Nissan, enquanto Barnard bate no primeiro treino livre do E-Prix de Tóquio de 2025
Os resultados do Treino Livre 1 de Tóquio foram música para os ouvidos do público local, com os pilotos da Nissan apresentando resultados excelentes em uma sessão acirrada nas ruas do Japão.
No entanto, foi Norman Nato quem liderou o TL1 com 1m12.152s, o que será um desenvolvimento empolgante para uma equipe da Nissan que busca uma vitória entre pilotos e equipes ao final da temporada. Oliver Rowland ficou em terceiro com 1m12.469s, com os companheiros de equipe separados por Maximilian Guenther, da DS PENSKE, com 1m12.430s.
Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, ultrapassou Stoffel Vandoorne, da Maserati MSG Racing, para o quarto lugar por pouco menos de meio segundo, enquanto Dan Ticktum, da CUPRA KIRO, conseguiu o sexto lugar, superando a Lola Yamaha ABT do brasileiro Lucas Di Grassi, por apenas 0,056 segundos.
Como aconteceu
Os pilotos estavam ansiosos para começar antes que a chuva prevista chegasse, com o TL1 sendo possivelmente a única sessão de treinos com tempo seco do fim de semana de rodada dupla.
Ainda assim, a chuva não caiu, mesmo com um atraso de 15 minutos devido a um incidente, que poderemos ver novamente ao longo do final de semana. Taylor Barnard foi o piloto azarado que provou porque a complicada Curva 17 merece atenção, com uma correção exagerada que encerrou seu TL1 e limitou o tempo de pista.
Depois do atraso, foi hora de voltar aos negócios, com Mitch Evans e António Félix da Costa liderando o grupo perseguidor de Rowland e Nato em quarto.
À medida que muitas equipes passaram a usar potência máxima na segunda metade da sessão, ficou claro que as diferentes superfícies das estradas seriam um teste para as habilidades dos pilotos ao volante, e Nato se mostrou a mais eficiente, garantindo a volta mais rápida.
Apesar de alguns problemas de equilíbrio de torque que ameaçaram estragar o dia de Rowland, o piloto britânico conseguiu superar o desafio e terminar logo à frente de um ressurgente Wehrlein.
O resultado completo do FP1 pode ser visto no seguinte link:
https://fiaformulae.com/pt-br/results?season=4e287a6d-e2da-471a-9c8a-01141d6a1819&race=ff087ee8-80c0-4f89-b3bd-1856adad4d81&tab=free%2520practice%25201
Programação e onde assistir ao E-Prix de Tóquio de 2025 da Fórmula E
O E-Prix de Tóquio 2025 prossegue na sexta-feira, 16 de maio, com o Treino Livre 2 às 20h00 de Brasília (08h00 do sábado, 17 de maio, no horário local).
A Classificação começa às 22h20 da sexta-feira, no horário de Brasília (10h20 do sábado, horário local).
O início da corrida acontece às 03h05 do sábado, dia 17, no horário de Brasília (15h05 no horário local), para a Etapa 8, que marca a metade da Temporada 2024/25.
A Etapa 9 segue cronograma semelhante, com só uma sessão de treinos livres, o TL3, às 20h00 do sábado, 17 de maio, de Brasília (08h00 do domingo, 18, no horário local), seguida pela Classificação às 22h20 de Brasília (10h20 do domingo, em Tóquio), com a corrida se iniciando às 03h05 do dia 18, domingo, no horário de Brasília (15h05 local).
Para o Brasil, a transmissão fica a cargo da Band/Bandsports (https://bandsports.uol.com.br/ e https://www.band.com.br/) na televisão, com o Grande Prêmio (https://www.grandepremio.com.br/ ) pelo YouTube.
– Crédito: Fórmula E/Divulgação